> M: ÉTICA É DEVER DE TODOS
Powered By Blogger

ÉTICA É DEVER DE TODOS

O conceito individual de que os fins justificam os meios têm prevalecido em muitas situações de nossos dias. Por exemplo, ficar rico, acumular bens, para alguns, é o mais importante, ainda que para tanto seja necessário adotar atos reprováveis.

Na política, não tem sido diferente. Para alcançar o poder, ou um mandato eletivo, seus pretendentes têm adotado e admitido meios ilícitos, absolutamente diversos dos patrões éticos e morais pertinentes ao bom cidadão.

Já sabemos que aqueles que assim agem, enganando a todos, contribui para o desrespeito aos princípios fundamentais da sociedade, empobrecendo-a sob todos aspectos.

Em momentos de crise, como a que estamos vivendo no país, prestam para mudarmos de conceitos quanto à conduta e comportamento, individual e coletivo.

Não há como desassociar os conceitos éticos da moral. São dois institutos absolutos para mudança de conceito. Devemos reprovar aqueles que enganam e ferem princípios em suas atividades. Ao cidadão é dado o discernimento entre o que é ética/moral e o que representa o contrário disso em prejuízo de todos.

Devemos, com isso, imediatamente, iniciar a reflexão de conceitos, seja como cidadão, profissional ou político. É dever construir nossa sociedade com princípios imutáveis do bem, do caráter e do respeito para com o próximo e com nossas instituições, pois agir com ética é dever de todos!

0 comentários:

Blog Archive

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP