> M: 23/04/2006 - 30/04/2006
Powered By Blogger

SAÚDE PÚBLICA

Saúde, direito de todos e dever do Estado. A previsão constitucional, muitas vezes, não tem apresentado eficácia no cotidiano dos brasileiros.

O Sistema Único de Saúde - SUS, decorre da responsabilidade solidária entre os três Entes Federativos: União, Estados e Municípios, onde os quais, por preceitos constitucionais, devem distribuir, pelo menos, percentual mínimo de seus respectivos orçamentos à saúde pública.

Em governo passado, como sabemos, foi criada espécie de tributo, qual seja, Contribuição para ser destinada à saúde pública, tributando as movimentações financeiras. Tal tributação seria provisória, depois, tornou-se definitiva. Refiro-me à CPMF.

Imaginava-se que seria a solução. Ilusão. A saúde pública, no país, permanece deficiente e não há prestação de contas dos valores arrecadados de cada um de nós. Por oportuno: qual o valor arrecadado e seu destino?

É direito de cada um de nós exigir informações.

Sabemos que Maringá está incluída sob às regras de gestão plena, onde a União, o Estado do Paraná e o próprio orçamento do Município de Maringá, devem destinar, pelo menos, percentual mínimo à saúde pública para ser prestada da melhor maneira aos maringaenses.

O sistema de saúde pública de Maringá, fisicamente, está implantado nos bairros, onde existem Postos de Saúde, o Hospital Municipal e o Hospital Universitário, que, embora o último não seja municipal, integra o sistema de atendimento de forma importantíssima.

Dificuldades existem na saúde. Problemas que haviam na administração passada, a atual, ainda, não encontrou a solução. Houve substituições de Secretários da Saúde, ficando claro que a saúde está mal, não pelas substituições daqueles, mas pelo atendimento limitado e deficitário que vem sendo prestado aos maringaenses.

O que falta? Recursos?! Então pedimos atitude política aos mandatários, prefeitos, vereadores, deputados e senadores, no sentido de exigir o cumprimento dos repasses mínimos legais ao município de Maringá, gestor dos recursos, com devida prestação de contas de tais valores pelo Governo Federal, Estado do Paraná e, também, Município de Maringá, a fim que todos possam conhecer a verdade.

Se não há compromisso por parte de algum dos Entes Federados, então falta atitude política para mudar as circunstâncias.

Assim, em defesa de todos, fica o pedido de prestação de contas e esclarecimentos à comunidade de Maringá, exigência feita com base na publicidade dos atos administrativos prevista na Constituição Federal, por ser direito do povo de Maringá.

Read more...

Homenagem

A nossa homenagem de hoje é para a amiga Jacira Paranhos... Fez aniversário recentemente e estamos fazendo jus a sua atenção e amizade :http://img2.mh2img.net/18jacira.jpg

Read more...

SALA DE BATE PAPO

Estamos disponibilizando uma sala de bate papo que servira como ponto de encontro para os amigos visitantes. Agora só precisamos marcar a hora e conversar diretamente no blog do Mura. Será a Boca Maldita do Blog... participem!!!!

Read more...

Por favor não comente mais

Peço aos amigos que não façam mais comentários sobre o post Altamir Fora... não vou permitir nenhum comentário no blog, ok?

Read more...

Diga aos Blogueiros que Fico...

Rsssss... não é que tentaram mandar o nosso Blogueiro para terra de D. Pedro. Conforme postado no blog amigo Realidade & Cia, tentaram mas não foi desta vez... que é isso amigo Rigon. Deixou de lado todos os privilégios oferecidos, mas o fato de morar no primeiro mundo, mais os doces e vinhos maravilhosos da terrinha só para ficar "chateando" a vida de alguns que não vale a pena nem falar.... Rssssss. E eu pensei que não existia outro igual ao Vander.. hehe hee hee hehehe. Ainda bem que não aceitou. Valeu José Neto... esta merece destaque.

Read more...

Mal Maior

De todos os males que o pais enfrenta na área política podemos afirmar com certeza que os maiores são decorrentes dos próprios mecanismos de leis que regimenta o estado brasileiro. Dono de uma carta magna de fazer inveja a qualquer nação, os políticos encontram brechas diversas para criar novas leis ou pelo menos complementar algumas de acordo com os seus interesses. Assim, o judiciário brasileiro vem acumulando todos os dias uma infinidade de ações que justificam os tão indesejáveis fatos de corrupção neste país. Quando não protege os atos protege os políticos... Baseado nesta tese é que eu aponto como "mal maior" deste país o fato de criminosos, gangster, maus políticos e todos os tipos de salafrários e vigaristas se ocuparem de tentar uma cadeira na camara legislativa ou do senado como prerrogativas de serem imunes as leis civis e se livrarem de punição e cadeia... e assim rasgam a constituição e gospem na cara do cidadão comum. Como esperar lisura de uma câmara que já é constituida sobre os louros de atos ilícitos??? Precisamos repensar urgentemente na questão do protecionismo das leis aos cargos públicos, senão ainda teremos que aguentar a safadeza de muitos tais como os envolvidos nos mensalões e CPI dos correios, na lista de furnas, caçados ou não pela dança da pizza, se preparando para em breve estar colocando seus nomes novamente ao apreço do eleitor incauto. Bem que disse o calhorda do Delubio Soares no inicio da CPI " isto ainda vai virar uma piada de salão" e nao é que virou... e vai ser sempre assim enquanto nao tirar os direitos desses calhordas... E vem ai Palocci para deputado... e se eleito for estara livre de todas as suas falcatruas. Isto ocorreu em Maringa também com um caso de Deputado Estadual que hoje sem mandado estaria sujeito a ser preso caso o MP haja com rigor ou eu estaria enganado?

Read more...

Seria Machismo???

conforrme algumas feministas o termo empregado pelo presidente Lula para encerrar a posse da nova presidente do STF "Em nossas casas elas já são autoridades máximas " dá a impressão que o presidente acha uma grande coisa mandar "em casa". O lar segundo elas não é local de competição é sim de harmonia.... pensamento machista do presidente.

Read more...

Nova presidente do STF pede menos formalismo à Justiça

A ministra Ellen Gracie, 58, tomou posse, nessa quinta-feira, na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e elegeu a agilização da Justiça como prioridade dos seus dois anos de gestão. Ela defendeu medidas que impeçam a repetição de julgamentos diferentes sobre assuntos iguais pelos tribunais, como a adoção da súmula vinculante e da repercussão geral.Ellen criticou essas " causas judiciais que exigem tratamento artesanal " e pediu menos formalismo à Justiça. " O destinatário de nosso trabalho é o cidadão e não as academias jurídicas. Nada deve ser mais claro e acessível do que uma decisão judicial bem fundamentada " , disse a presidente do STF. Ela pretende iniciar um movimento para a simplificação do Judiciário no Conselho Nacional de Justiça, órgão que também passou a presidir. O discurso da ministra foi uma prévia de como será a sua atuação. Ellen tem um perfil mais técnico e menos político do que o seu antecessor, Nelson Jobim. A ministra não citou o mensalão, nem a crise recente entre o STF e o Congresso, devido ao excesso de liminares concedidas pelo tribunal para depoentes em CPIs. Coube ao ministro Celso de Mello pedir mais respeito nas relações entre os Poderes. " Nenhum dos Poderes da República pode submeter a Constituição aos seus próprios desígnios e avaliações discricionárias fundadas em razões de conveniência política ou de pragmatismo institucional " , disse Mello, numa advertência ao Congresso e ao Executivo.
Ellen poderá ser a primeira mulher a assumir a Presidência da República, caso Lula, seu vice, José Alencar, e os presidentes da Câmara, Aldo Rebelo, e do Senado, Renan Calheiros, se ausentem do país. " Comigo estão todas as mulheres do Brasil " , afirmou Ellen na sua posse. O presidente Lula elogiou o fato de uma mulher assumir o comando do STF. " Eu acho que se as mulheres conseguirem conquistar os passos que estão conquistando, terão maioria em tudo. Em nossas casas elas já são autoridades máximas " , disse Lula.

Read more...

ALTAMIR FORA!

Conforme me confidenciou ontem a Ex e Pré-candidata a deputado estadual Serafina Carrilho, este final de semana ela esteve em Curitiba e chegando ontem trouxe em mãos a nova Provisória do PL em Maringá. Com isto, o vereador Altamir perde o mandato de Presidente do PL que será ocupado por um Empresário Maringaense. Como publicado anteriormente no blog do amigo Rigon, sai Altamir e entra um empresário e como vice a Serafina... Com isto tenta-se recuperar o PL das mazelas que sobraram mediante a saída de vários integrantes do partido e com a mancha deixado pelo atual presidente quanto ao seu envolvimento público no escandalo ALTAMIR X VITOR COLLI que aliás nada ficou provado, ou pelo menos não se viu nenhum efeito de ambos os lados... Desgastado, o vereador Altamir pelo que parece não sai nem candidato a Deputado Estadual, pois conforme se sabe a indicada ao cargo será a vice Serafina, que aliás eu disse particularmente que não é uma boa idéia uma vez que ela ja havia decidido ficar de fora da vida pública.

Read more...

Língua afiada

Ok, ok, fofoqueiro de plantão, erguei vossos ouvidos! Verifique aqui qual tipo de fofoca você costuma exercitar. E, claro, procure conter a sua língua.
Pejorativa – Mecanismo de defesa praticado, principalmente, pelo sexo feminino. A situação alheia é retratada em tom pejorativo, dando a falsa impressão de que o fofoqueiro está em situação superior.
Espontânea – Comum entre as garotas adolescentes, refere-se às situações em que a pessoa, de posse de um segredo, não consegue se segurar. Ela passa a fofoca para frente sem avaliar sua repercussão e, às vezes, sem perceber.
Animação de palco – Fofoca sem maldade, feita com mais freqüência pelos homens. Para chamar a atenção em uma roda, eles traçam comentários vexatórios sobre a vida alheia sem analisar seus desdobramentos.
Maledicente – Mais freqüente no ambiente de trabalho, sem distinção de sexos. Este tipo de fofoca tem endereço certo, com o claro objetivo de destruir a vítima. A “informação” costuma vir pela metade.

Em qual você se enquadra ?

Read more...

Calma com as sugestões...

mal acabei de postar o 101 e logo surgem algumas propostas de farsas. Querem que eu promova as 100 maiores farsas da câmara... e pode... difícil heim??? fico devendo esta.

Read more...

Este é o 101 - As dez maiores

Calma... calma... as "meninas" podem ir se controlando. Não trata-se de nenhum concurso para escolher o novo "long dong" mas sim um artigo que fala sobre as dez maiores farsas da ciência. Vale a pena conferir:
http://mundoestranho.abril.uol.com.br/

Read more...

Este é o sem (cem) post

Read more...

Setran ou Estar

repetiu... mas nao vou deixar de postar porque senao o post de numero 100 será 99

Read more...

Setran ou Estar

Os "Orientadores" do mal-Estar e da SETRAN deveriam ser melhor orientados, caso não saibam, não existe na lei reboque "motociclistico". Por duas vezes chamei os "guardinhas" para multarem o reboque da "BOM LIVRO" que fica na vaga de motos na avenida Duque de Caxias e eles simplesmente "AMARELARAM", será que empresas "grandes" não levam multas? Se fosse a minha moto com o adesivo do "MURA" no paralamas estacionada um pouco fora da vaga para moto (coisa que já está ficando em falta nesta cidade) garanto que tinham guinchado.

Read more...

FEABAM

Recentemente me perguntaram se o orgão designado de FEABAM era algum orgão do município. Eu curioso quiz saber o porque daquela pergunta... expliquei que a FEABAM era uma entidade Estatutária e o único vinculo que ela tem com o município era pelo fato que sempre foi prestigiada pela família Barros. Afinal, a Federação das Asssociações de Bairros de Maringá tem um Presidente eleito e demais cargos como tesoureiro, secretários e etc e tal... Daí veio a segunda pergunta que eu não soube responder: Mas esses senhores que voce disse são funcionários públicos(Ccs) ou tem ligação com a prefeitura? Quem puder me informar, por favor queiram postar seus comentários.

Read more...

Quanto ganha um deputado federal?

Só o custo de cada deputado federal (salário e estrutura disponibilizada), hoje, é de aproximadamente R$ 100.000,00 por mês. Leia o texto completo no site : http://contasabertas.uol.com.br/noticias/detalhes_noticias.asp?auto=1378

Read more...

A Falcatrua da Auto-suficiência

Mesmo que eu queira olhar pelo prisma da nacionalidade, ainda que eu olhasse com o coração e não com os olhos, eu como cidadão brasileiro não posso deixar de imaginar tão qual é poderosa a mídia e os donos do poder principalmente quando querem que uma determinada situação passe a ser um marco na história política brasileira. A tão propagada auto-suficiência do Brasil na questão do Petróleo Bruto deixa no ar tres perguntas que nenhum jornal ou emissora de TV abordou:
1. A auto-suficiência que o Brasil atinge no momento realmente representa uma vitória na questão de prospecção de petróleo ou será que não é reflexo da falta de crescimento industrial do país nos últimos 12 anos? Evidente que se um país não cresce fica mais fácil atingir a meta determinada como necessária. Seria esta meta algo realmente reelevante perante o atual quadro de estagnação da industria brasileira?
2. O que seria melhor: A auto-suficiente com um parque industrial sucateado ou um pais dependente de importação mas com um parque tecnológico mais avançado?
3. Mesmo que seja um grande marco da nossa Petrobas(isto eu reconheço), será que vamos ficar deitados sobre os louros da auto-suficiência e vamos esquecer da nossa independência industrial???
Havia um tempo que a evolução industrial de um país era medido pelo consumo de ácido sulfúrico que o mesmo empregava. Fico imaginando que a onda agora deve ser auto-suficiencia... em que sei lá.

Read more...

Latino Americanos

Ao ver o governo brasileiro através do nosso representante maior beijar os pés de governantes como Chaves, Morales e do Kirchner numa tentativa de coligar-se contra a nação do mal é de se pensar... A chamada latinidade defendida tanto por estes governantes só tem fundamentos na hora de brigar contra o tio sam porque quando trata-se de acordos para melhorar a qualidade de vida dos povos sul americanos o que sobrepõem são as verdadeiras unhas das ditaduras facistas. Enquanto isto, vemos o governo brasileiro preocupados em fazer reuniões com estes lideres no sentido de assegurar estratégias como o gaseoduto da Venezuela(já não é mais da bolivia), sem falar que os investimentos feitos pela estatal na Bolivia corre o risco de ser surrupiada pelo seu amigo Morales que pode ser indígena, mas tem muita intimidade com a forma de fazer política de muitos governantes e parlamentares brasileiros. Aonde vai a força politica do Brasil??? e viva o Chile.

Read more...

A Impunição gera Culpa

Muitos daqueles que se viram indignados com as absolvições dos diversos deputados envolvidos no caso do mensalão(eles afirmam que não existiu) tem motivos de sobra para agora apedrejar de vez os responsáveis pelos acordões que ferem não somente a ética política mas sobretudo ultrapassam os limites da vergonha. Como se não bastassem os escândalos da gasolina divulgado nesta semana onde os envolvidos são quase sempre as mesmas figurinhas carimbadas agora tem o fato de que muitos desses mesmo "senhores" estiveram envolvidos com o caso Banestado e surgem evidencias de compra de votos para livrarem-se da CPI do Correio. José Mentor, José Janene e cia estão cada dia mais nas manchetes de escandalos e falcatruas que alimentam a chamada banda podre do Grande Poder. Até que eu saiba, o sistema democrática do estado brasileiro a muito tempo deixou de ter tres poderes como a constituição apregoa. Temos sim um grande poder oculto que manda nos demais e com a força do dinheiro e muitos crimes continuam assaltando os cofres do nosso país. Será que não está na hora do povo brasileiro mostrar o seu poder??? 160 milhoões de brasileiros, morrendo a mingua, sem direito a educação, a saúde e passando fome... não seria poder o suficiente para acabar com a pouca vergonha deste país???

Read more...

SONHO+AÇÃO = REALIZAÇÃO

By Wilson Quinteiro

Em minha adolescência acreditava que, no Brasil, jamais seria possível alguém, de origem humilde, pudesse alcançar a presidência da República ou outros mandatos eletivos de direção dos estados membros ou de grandes cidades.
Imaginava que, somente os poderosos no Brasil, poderiam alcançar, pelo povo, o poder.
Aquele entendimento era, absolutamente, equivocado. Quando passei a conhecer a história de nosso país, pude verificar que muitos romperam as barreiras impostas pelos poderosos e as adversidades alcançando seus objetivos, impondo derrota àqueles.
Verifiquei que pessoas como Juscelino Kubitschek de Oliveira, João Goulart, Leonel Brizola, Lula e outros buscaram e venceram obstáculos. Não faço aqui nenhum juízo de valor quanto a posição política de um ou outro, mas destaco que o homem motivado que realiza ações na direção de seus objetivos, sempre os realiza.
De lição concreta, diz a história, que, em qualquer parte desse país, poderão estar novos líderes de nossa nação, de nosso estado ou de nossa cidade.
Tal assertiva tem fundamento no fato de que ninguém é invencível. Pois, de fato e de direito, o poder emana do povo e deve ser exercido para o povo e em nome do povo.
Todo poder é transitório. Ninguém, ou nenhum grupo, domina o poder perpetuamente. Pessoas e grupos se alternam no poder. Ao povo é dada a condição da decisão. O povo e, sobretudo Deus, permite a alguém o poder e lhe tira conforme seu entendimento.
Por isso, aqueles que sonham e buscam poderão alcançar. É evidente que a vontade e a conduta são irmãs para a concretização do projeto para alcançá-lo. Muitos que foram não mais serão. Muitos que são deixarão de ser, assim, aquele que acredita alcança e aquele que está passará.
É da vida. É possível. É assim que acontece quem sonha e busca realiza pois, acreditar e não se amedrontar é ter grito de liberdade que muita gente não tem.

Read more...

Mito ou realidade

O folclore brasileiro é muito rico em lendas e mitos, saci-pererê, cuca, mula-sem-cabeça, leite com manga, e muitos outros. Maringá também não fica atrás, loira que flutuava no “Laranja Doce”, SASC no Conjunto Ney Braga, mas a última que rola neste bairro é que tal secretaria não foi instalada lá porque não conseguiram trazer o Padre Quevedo para exorcizar o local, dizem que todo dia próximo das 4 da manhã começa a se formar uma fila de espíritos que cruzaram a linha da vida, mas que ainda têm a esperança de conseguir uma das 18 mil consultas agendadas.

Read more...

Porque sou contra a mobilização...

Reunido ontem com os coordenadores do movimento que pretendia paralisar o movimento dos veículos na Av. Sabiá no dia 01/05/06, eu como cidadão e responsável pela Associação e pelo Núcleo Comunitário coloquei a minha posição em relação ao citado movimento. Argumentei perante aos lideres que não achava tal atitude coerente com o momento e com o processo de luta defendido pela nossas lideranças. Disse-lhes que tal atitude iria simplismente dar motivos para que o péssimo atendimento por parte da administração a nossa comunidade passasse a ser imputado como motivo politico e desta forma dar razão ao carater de abandono por parte da prefeitura a nossa região. Outro fato que abordei foi quanto ao dia 1º ser feriado e consequentemente não ter o movimento que normalmente a avenida teria... além do transtorno que os próprios moradores teriam com a necessidade de desviar tres linha de onibus que passam neste local... Após uma breve discurssão e mediante os fatos colocados os lideres queriam saber qual seria a solução que eu estaria propondo. Pedi-lhes que dessem mais uns quinze dias de prazo para que eu pudesse entrar em contato pessoalmente com o SETRAN e trouxesse uma resposta mais criteriosa sobre tais problemas e caso não obtivesse uma resposta coerente ficariam eles livres para jogar os entulhos, queimar os pneus, colocar os montes de terras e galhos e plantar bananeiras nos locais desejados. Fizemos um acordo e eu passo a ter a responsabilidade de entrar em contato com a administração e fazer o apaziguamento da situação. Não sei se estou correto, mas como liderança, sempre que possível vou fazer de tudo para evitar situações onde nossos companheiros possam ser empregados como articuladores de movimentos que justifiquem a politica da administração e por outro lado como laranjas de meios de comunicação mal intencionados em promover o descréditos de cidadãos honrados.

Read more...

Emendas Parlamentares

Nossos Deputados Federais e Senadores gozam da prerrogativa de incluir no orçamento da União Federal as Emendas Parlamentares. Existem as coletivas, por bancada e as individuais.

É importante, nessa oportunidade, focar as Emendas Parlamentares individuais, onde o parlamentar goza da possibilidade de incluir no orçamento da União destinação de verba pública aos municípios de sua base, por exemplo, aqueles que ele representa conforme seu crivo pessoal/individual.

As Emendas Parlamentares coletivas, feitas pelas bancadas, são destinadas aos Estados membros da Federação veiculada a cada Estado de origem.

Tais emendas mesmo incluídas no orçamento, necessitam de liberação pelo Executivo, Governo Federal, ou seja, o fato da inclusão, por si só, não obriga o governo a liberar a verba e destiná-la ao ente público beneficiado pelo ato parlamentar.

Estamos inseridos no sistema distributivo de verbas públicas onde a União Federal, na distribuição fiscal, recebe tributos de todos cidadãos e de pessoas jurídicas, para, depois, distribuí-las aos Estados membros(Paraná, São Paulo, Pernambuco, dentre outros) e aos municípios. No entanto, tal distribuição, na maioria das vezes, não é feita de maneira igualitária, conseqüentemente, causando aspectos preocupantes e injustos.
Está provado que o sistema possibilita ao governo coabitar parlamentares, para partidos aliados, no sentido de estabelecer objeto de troca entre a liberação de emendas parlamentares individuais inseridas no orçamento com o voto de matérias de interesse do governo que nem sempre é de interesse do povo.

É claro que queremos melhor distribuição de verbas públicas aos municípios, mas não podemos afastar ou ignorar as distorções decorrentes desse possível e abominável método de liberação.

Precisamos urgentes, da reforma política e tributária que discuta e defina de forma igualitária e prudente o sistema de distribuição de verbas aos municípios no que diz respeito ao orçamento da União.

Pelo atual sistema a União Federal fica com quase todo o orçamento. Os Estados com menos. E os municípios, lamentavelmente, com valores insuficientes daquilo que são contribuídos por seus cidadãos e por suas empresas.

Daí a necessidade de incluir na pretensa reforma política e tributária os institutos das emendas parlamentares individuais e coletivas dos parlamentares como instrumento de combate à corrupção política, ética e, sobretudo, para prestigiar e dar o que é de direito aos entes públicos mais próximos de cada um de nós, os municípios brasileiros.

O sistema de emendas parlamentares deve ser corrigido, para tanto, deve o tema ser incluído nas reformas políticas e tributárias e ser objeto de debate do povo brasileiro.

Read more...

Pintinho sacana

Read more...

Blog Archive

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP