> M: Arborização - Propostas
Powered By Blogger

Arborização - Propostas

1. criar o forum de debate para criação de um projeto de controle e manejo das arvores existentes e dos futuros plantios.

2. Criar um projeto de Lei(atenção vereadores desocupados) que priorize o plantio de arvores de porte médio em novos loteamentos somente do lado da rua onde não estão instalados os fios de transmissão de energia. Nos lados da fiação que seja feita a opção de plantio de arbusto que não atinja a altura máxima de 4m.
2.1 As reposições de arvores nos diversos locais da cidade deve seguir o critério anterior e sempre que possivel haver um planejamento para que os logradouros existentes possam seguir a mesma orientação acima.
2.2 Nas av. onde a fiação está em ambos os lados da calçada deve-se priorizar arvores de menores portes para as calçadas e usar os canteiros centrais para a plantio de arvores maiores.
2.3 o espaçamento mínimo entre duas arvores deverá ser de 50 a 60 metros e jamais deve ser plantadas a mesma espécie seguidamente.
3. Discutir com a Copel uma ação conjunta de interesses, onde a empresa estatal pode colaborar financeiramente para que seja observado o critério acima de plantio, o que reduziriam sensivelmente seus problemas com as redes e diminuiriam os custos com podas de arvores. Essa economia de recursos seria suficiente para o planejamento de novas áres de urbanização e sobraria ainda para investir em outros segmentos sociais.
4. A remoção de arvores existentes gera recursos que por sí só serviria para pagar parte das despesas com o novo plano de urbanização.
5. Envolver as Faculdades e a Universidade no sentido de criar planos de extensão e projetos de especialização nas áreas ambientais, principalmente envolvendo a questão da arborização, buscando uma solução caseira para os problemas futuros que certamente continuaram a existir.
6. troca de todas as arvores que apresentarem sintomas graves de contaminação.
7.estudo para a coleta e compactação dos materiais organicos oriundos das arvores para serem empregados na geração de energia em caldeiras e afins.
8. plantio de cinturôes de arvores em todos os fundos de vales, onde o reflorestamento ajudaria na conservação do solo proximos dos ribeirões, protegeriam as nascentes, serviria como área de lazer(sem campos de futebol ou coisa parecida, para isto existem os chamados centros esportivos), além do que ests cinturões verdes supririam a remoção de muitas arvores dentro da área central.

Evidente que estas são algumas sugestões que devem ser discutidas e avaliadas tecnicamente, contudo se todos nós tivermos a vontade e a coragem de sugerir e discutir, quem sabe não criamos uma sociedade mais justa e um ambiente menos agressivo ????

4 comentários:

Anônimo,  10:31  

50 a 60 metros? Você acha que está na finlandia, onde se planta árvore pequena para não ter calor? O cara, deixe seu carro ao sol no verão com um termômetro dentro para ver que temperatura alcança. Um pouquinho de informação técnica não mata ninguém. Você deveria ter participado do congresso nacional de arborização aqui em maringá neste mês para aprender um pouco mais.

Muad´dib

Unknown 10:05  

pôxa cara, como eu pude perder este congresso heim??? com certeza, se pelo fato das pessoas estarem reunidas para discutirem o meio ambiente já é algo de proveitoso... voce foi??? ah, logicamente que foi. Então eu pergunto para voce, porque ao invés de fazer um comentário com este grau de critica voce não procura usar seus conhecimentos para sugerir algo mais técnico como diz??? Fica aberto o espaço para que voce faça as suas observações e sugestões e ensine um pouco mais da questão ambiental aos nossos gestores. Agora, fique na sombra, dentro ou fora do carro, e não esquente a cachola, afinal, as arvores em Maringá tem a grande função de fazer sombra para os carros nas tardes quentes de verão, o resto dos problemas que se lixem, afinal "sombra" é tudo e quem quiser que vá aprender um pouco mais nos congressos da importancia das sombras das arvores nas tardes de verão... quem não souber nada sobre tal questão técnica que se cale... mesmo com as arvores caindo sobre o teu carro, caindo sobre a tua casa, ou com todos os problemas de má administração que está ocorrendo... sombra, sombra e sombra.... rssssss .... rsssssss.

Anônimo,  16:56  

este anonimo deve ser filho do Silvio ou do Ricardo. Tá preocupado somente com o seu lindo carrinho. Porisso, que nem todos os congressos e nem todos os foruns que pudermos realizar vai resolver nossos problemas, porque sempre tem aqueles eletistazinhos que vão defender questões bizonhas tal como a sombra no seu carro no verão. Vá a mer.. seu ignorante metido a ambientalista.

Anônimo,  17:03  

Sr. Murassaki: acho a tua idéia de plantar arvores de medio e grande porte somente nos lados da rua onde não houver fios de eletricidade uma grande idéia e não entendo porque nenhum vereador até então não tinha pensado sobre isto. Quem sabe eles deixam o mensalinho de lado e resolva aproveitar a sua idéia não é mesmo. Valeu muito os artigos sobre a arborização. Valeu Mura.

Blog Archive

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP