> M: Dia 22/03 é o Dia Internacional da Água!!!
Powered By Blogger

Dia 22/03 é o Dia Internacional da Água!!!

Amanhã, dia 22/03 estaremos comemorando ou pelo menos nos obrigando a repensar sobre esta data proclamado pela Organização das Nações Unidas - ONU em 1992. O objetivo da data criada é de questionar sobre o problema da escassez da água no mundo uma vez que o líquido se constitui em recurso estratégico e precioso para a sobrevivência humana e alertar as pessoas para os problemas que o meio ambiente vem sofrendo com a falta de controle e a alta poluição provocada pelo desejo de crescimento e evolução.
Uma das frases mais contundentes para quem faz um curso de meio ambiente com certeza é aquela proclamada a muitos anos atrás pelo filosofo Sócrates: I live, therefore i pollute. Isto determina a existência humana a uma condição necessária de poluição. Sabedores dessa situação, as nações mundiais nas últimas décadas tem levantado muitas questões sobre o problema ambiental e em especial a da água.
Maringá, com todos os seus problemas ambientais, também já sofre pela escassez cada vez maior do seu manancial aquifero. As contaminações dos chamados riachos que compõem a bacia hidrográfica tem provocado diversos tipos de problemas ambientais tais como erosão, doenças e proliferação de insetos além é claro de todo a mortandade das espécies vivas que compõem a biosfera aquática. Hoje, lutamos para salvar o Rio Pirapó, único fornecedor de água para a nossa estação de tratamento. Dentro de poucos anos, pela situação incontrolável de poluição e erosão que o mesmo enfrenta teremos problemas imenso de falta de água na cidade. A criação da Região metropolitana e os planos de desenvolvimento da cidade deverão antes de mais nada ser equalizadas pelo consumo futuro de água e possibilidades de outras fontes de captação seguidos de investimento urgente no estudo de viabilidade para trazer água tratada de outros mananciais. A Maringá que sonhamos precisa ser questionada sob o ponto de vista ambiental, e amanhã a data é bastante sugestiva para a gente começar a levantar estas questões...

0 comentários:

Blog Archive

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP