> M: Centenário de Caio Prado Junior
Powered By Blogger

Centenário de Caio Prado Junior



Este ano comemora-se o Centenário de nascimento de Caio Prado Júnior. Ele deixou uma vasta e importante obra intelectual, que possui uma inegável atualidade. Tanto é assim que, por ocasião das comemorações do Quinto Centenário da Descoberta do Brasil, vários de seus livros e textos receberam reedições ou foram objeto de renovadas discussões.

Cito´parte de um dos estudos interessantes que Caio Prado Junior fez em relação aos políticos brasileiros:

...De acordo com as suas impressões era visível a falta de ação dos políticos brasileiros.
Imaginava, porém, que a responsabilidade não era somente dos políticos: “não faltam aos nossos homens públicos opiniões, programas, nem mesmo um pensamento suficientemente amadurecido”.
Argumentou que a responsabilidade deveria ser atribuída ao sistema partidário, pois os políticos não possuíam “quadros adequados para traduzirem seus pensamentos em ação efetiva (...) ”.
Assim, afirmou que as lutas partidárias:
não tem sido mais, em última instância que resultantes do jogo de facções de estreitos horizontes e inspirados unicamente em interesses personalistas e de clientelas politicamente corretas. O que não impede ou pelo menos não tem impedido até hoje – e é isso o mais grave – que nesse jogo estéril se esgote e anule uma parcela de esforços honestos e digamos de melhor sorte.
No turbilhão de lutas facciosas sem nenhuma perspectiva sobre a realidade econômica e social brasileira (...) torna-se impossível articular e muito menos realizar efetivamente qualquer ação política fecunda.
Mas Caio Prado também ressaltou a responsabilidade dos políticos na manutenção da situação. Salientou que eles não ingressam nos partidos por convicções ou ligações sociais e econômicas, mas somente por “simples afinidades pessoais ou com clientelas partidárias; ou então contingências eleitorais.” Defendeu que o sistema de filiação partidária contribuía para tornar os partidos “heterogêneos no que respeita a princípios, idéias, convicções; resultando daí a inconseqüência de sua ação”.
O escritor argumentou, por fim, que esta situação impedia os partidos de encaminhar as “soluções fundamentais para os problemas brasileiros.”

Você é capaz de notar algumas semelhança no sistema vivenciado pelo escritor e o atual quadro político na cidade ???

0 comentários:

Blog Archive

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP