> M: UMA PRAGA QUE EXISTE EM MUITOS BAIRROS DE MARINGÁ
Powered By Blogger

UMA PRAGA QUE EXISTE EM MUITOS BAIRROS DE MARINGÁ

Caramujo africano veio ao Brasil como iguaria e se transformou em molusco invasor que ameaça seriamente o meio-ambiente
Caramujo gigante africano pode ocasionar a morte, pois transmite os vermes que ocasionam a peritonite e a meningite


O caramujo africano é uma espécie exótica invasora. Tais espécies representam, atualmente, a segunda maior causa de perda de biodiversidade no planeta. Só perdem para os desmatamentos. Além das doenças que pode transmitir, o caramujo ataca, destrói plantações e compete por espaços com outros moluscos da fauna nativa, podendo levá-los à extinção.
Em todo Brasil, Ibama e prefeituras estão realizando a coleta e eliminação adequada dos caramujos. A campanha é itinerante e realizada nos bairros onde forem detectados os moluscos invasores. As lideranças comunitárias estão sendo treinadas para ajudar na identificação correta do molusco. O mesmo acontece com agentes de saúde e professores da rede pública. O trabalho é feito diariamente e até que se consiga reduzir significativamente a quantidade de caramujos que infestam os municípios, sobretudo nos terrenos baldios.
Em Maringá existem muitos focos deste molusco, mas nenhuma ação por parte dos agentes de saúde são realizadas no sentido de diminuir o agravante.

0 comentários:

Blog Archive

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP