> M: Após a comoção, como fica a segurança???
Powered By Blogger

Após a comoção, como fica a segurança???

OS RISCOS DO DISCURSO VAZIO

Um dos grandes problemas da segurança é o imobilismo das autoridades contra o dinamismo dos criminosos. O imobilismo é identificado pela falta de iniciativas que promovam resultados, pelo corte de verbas de instrumentos de contenção dos criminosos (aparelhamento policial, ampliação e melhoria do aparato prisional), pelos discursos da mesmice, da mediocridade das propostas e das explicações paralisantes.
Você identifica um medíocre nesse setor tanto quando declara que a solução é impossível como ao declarar que é fácil resolver o problema.
Mas o discurso da mediocridade é ilimitado em seu palavrório criativo e que, apesar de ter certa razão, não aponta caminhos práticos:“Sem investir no social, não haverá segurança”. “Pela paz social”. “Movimento contra a violência”. “Guerra contra o crime”. “Sociedade contra a criminalidade” “O criminoso não teme o tamanho da pena, mas a certeza de que será apanhado”. “Construindo escolas, não vamos precisar construir presídios”. “Precisamos de um novo modelo de sociedade” e por aí vai. Ora, em todo lugar onde se observou o recuo dos criminosos se usou de bons instrumentos para intimidá-los (leis severas, polícia eficiente, justiça ágil, e vagas em presídios seguros).
Misturar questões sociais, educação, modelos sociais, movimentos pró-isso ou contra-aquilo, só dá combustível aos arautos da paralisia. Há três meses os atuais governantes apareceram na televisão dizendo que eram melhores que os outros candidatos para resolver nossos problemas. Vamos cobrar resultados e rejeitar as explicações. Conhecemos todas e estamos fartos delas.

* José Vicente da Silva Filho, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo, mestre em psicologia social pela USP, ex-secretário nacional de segurança pública, consultor.

Opinião: fiquei muito chocado com tudo que aconteceu com o jovem do Rio de Janeiro, mas não ao ponto de achar que o crime acontecido de maneira tão brutal fosse mais comovente que outros milhares que acontece no dia a dia da nossa cidade. Impunidade, falta de postura e de governo, falta de estrutura e de vontade política para resolver tais questões, são os principais problemas que enfrentamos. A questão de segurança a muito tempo deixou de ser caso de polícia para virar enredo da política... da mesma política que acoberta falcatruas, roubos, homicídios, lavagem de dinheiro, prostituição e drogas. A mesma política que se dá ao luxo de ter em seus quadros tantos personagens que não são nada diferentes dos diversos jovens que matam e roubam neste país... afinal são eles imagem ou reflexos dos monstros que assombram os poderes constituídos do Brasil.

0 comentários:

Blog Archive

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP