> M: BIBLIOTECA MUNICIPAL FECHA POR FALTA DE FUNCIONÁRIOS
Powered By Blogger

BIBLIOTECA MUNICIPAL FECHA POR FALTA DE FUNCIONÁRIOS

Desde o dia 26 de março de 2007 (segunda-feira), o setor de periódicos e a sala infantil, que funcionavam das 8:00h às 18:00h, estão fechados no período da tarde. O motivo do se deve à falta de funcionários para desenvolver os trabalhos.

É importante lembrar que, entre os anos de 1987 e 1991, o funcionamento da biblioteca era de segunda a sexta-feira, das 8:00h às 22:00h, e aos sábados das 8:00 às 16:00h. Entre 1992 a 2003, o funcionamento ocorria de segunda a sexta-feira, das 8:00h às 19:00h, e aos sábados das 8:00 às 13:00h. A partir de 2004 o horário da Biblioteca reduziu ainda mais, segunda a sexta-feira, das 8:00h às 18:00h, e aos sábados das 8:00 às 12:00h. E, agora, caso não sejam contratados novos funcionários, o horário poderá ser reduzido ainda mais.

Atualmente, há somente 07 bibliotecárias para atender a todas as bibliotecas do município. O atendimento ao público, somente na biblioteca central, era feito no início de 2005, por 21 estagiários e 5 funcionários. Hoje, são apenas 9 estagiários e 5 funcionários. Há cerca de 10 anos não se contrata mais funcionários para atender a população na biblioteca. Caso novos funcionários não sejam contratados, outros setores poderão fechar.

Condições Estruturais
Outro problema enfrentado são as condições estruturais do prédio da biblioteca. Não há ventilação. A iluminação é insuficiente. Há fiações velhas. O concreto está rachando. Inclusive, o teto de um dos banheiros está com infiltrações, com ameaças de despencar.

Desde 1995, há um laudo enviado a Secretaria da Cultura que aponta as irregularidades e os riscos para a população e os funcionários que ali estão. Por se tratar de um ambiente fechado, muitos servidores adquirem problemas respiratórios. Em 2005, o SISMMAR denunciou as condições do prédio ao Ministério Público e aguarda providências.

Faltam materiais
Uma outra situação é em relação aos materiais de pesquisa. Em 2003, a biblioteca assinava 28 revistas diferentes. Hoje, apenas 1 revista está á disposição dos usuários. Há também somente 1 jornal assinado pelo município à disposição da população.

Secretária está viajando
Ao entrar em contato com a Secretaria de Cultura, por telefone, para agendar audiência com a Secretária Flor Duarte, o SISMMAR foi informado de que ela estaria viajando e não poderia atender o sindicato. Teria tempo, talvez, daqui a uma semana.

SISMMAR quer providências
O Sindicato dos Servidores Públicos está elaborando a ata de constatação das irregularidades para apresentar ao poder público, cobrando providências e agilidade na solução dos problemas.


Assessoria de Imprensa - SISMMAR

0 comentários:

Blog Archive

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP