> M: Tópico do Forum do Curso de Formação Política do PSB
Powered By Blogger

Tópico do Forum do Curso de Formação Política do PSB

Opinião do Mura:

O momento pelo qual passa as Instituições Políticas no Brasil é uma ameaça ao desenvolvimento de uma sociedade democrática. A manipulação das instituições públicas tem gerado uma sangria enorme no que diz respeito aos investimentos sociais do país. Isto demonstra que embora o chamado “estado de direito” avançou nos últimos anos(principalmente após a segunda grande guerra e no Brasil após a Ditadura Militar), ainda vivemos uma democracia sem uma verdadeira participação da mazelas sociais mais carentes. O afastamento do povo, seja ele através de entidades de classe, de organizações e/ou de representatividades nas tomadas de decisões políticas tem gerado a chamada “democracia sem cidadania”.
Já houve tempo em que dizíamos que o Brasil era um país de Juristas. Que embora o estado de direito devesse privilegiar todos os cidadãos brasileiros, apenas uma pequena classe, cujo privilégio era a manipulação dos direitos constituídos em leis, eram favorecidos. Inclua-se neste grupo o próprio poder manipulador do Estado, com suas instituições teoricamente democráticas.
As reformas propostas pela sociedade ao sistema político brasileiro é o caminho para a nossa retomada ao Estado de Direito. E, se tivéssemos uma Câmara de Deputados e um Senado Federal onde a “maioria” dos seus membros fossem pessoas sérias, com moral e ética para defender a evolução da democracia brasileira, o país daria o seu grande passo na direção dos direitos sociais e políticos.
Obs: Continuo achando que o chamado “Foro Privilegiado” da forma que está implementado no Estado Brasileiro, é uma grande aberração jurídica e um atentado as Instituições políticas deste país.

0 comentários:

Blog Archive

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP