> M: A Falcatrua da Auto-suficiência
Powered By Blogger

A Falcatrua da Auto-suficiência

Mesmo que eu queira olhar pelo prisma da nacionalidade, ainda que eu olhasse com o coração e não com os olhos, eu como cidadão brasileiro não posso deixar de imaginar tão qual é poderosa a mídia e os donos do poder principalmente quando querem que uma determinada situação passe a ser um marco na história política brasileira. A tão propagada auto-suficiência do Brasil na questão do Petróleo Bruto deixa no ar tres perguntas que nenhum jornal ou emissora de TV abordou:
1. A auto-suficiência que o Brasil atinge no momento realmente representa uma vitória na questão de prospecção de petróleo ou será que não é reflexo da falta de crescimento industrial do país nos últimos 12 anos? Evidente que se um país não cresce fica mais fácil atingir a meta determinada como necessária. Seria esta meta algo realmente reelevante perante o atual quadro de estagnação da industria brasileira?
2. O que seria melhor: A auto-suficiente com um parque industrial sucateado ou um pais dependente de importação mas com um parque tecnológico mais avançado?
3. Mesmo que seja um grande marco da nossa Petrobas(isto eu reconheço), será que vamos ficar deitados sobre os louros da auto-suficiência e vamos esquecer da nossa independência industrial???
Havia um tempo que a evolução industrial de um país era medido pelo consumo de ácido sulfúrico que o mesmo empregava. Fico imaginando que a onda agora deve ser auto-suficiencia... em que sei lá.

0 comentários:

Blog Archive

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP