> M
Powered By Blogger

O Senado aprovou nesta terça-feira (18/4) o projeto de lei substitutivo que visa reduzir gastos nas campanhas eleitorais e aumentar a transparência nos financiamentos e na prestação de contas das despesas de campanhas além de aumentar as penalidades para quem desrespeitar a legislação.
A matéria agora segue à sanção presidencial. O relator do projeto, senador José Jorge (PFL-PE), suprimiu algumas emendas aprovadas no Substitutivo apresentado pela Câmara e restabeleceu partes do texto que havia sido aprovado em decisão terminativa da CCj (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado em 18 de agosto de 2005.
Também foram aprovados dois destaques apresentados pelo senador Aloizio Mercadantes (PT-SP). O primeiro restabelece a proibição de gravações externas aos estúdios de rádio e televisão, retirada pela Câmara. O outro, mantém a proibição ao uso de outdoors aprovado no Substitutivo da Câmara e retirada no parecer de José Jorge.
Principais alterações aprovadas pelo Congresso à Lei n.º 9.504, que estabelece normas para as eleições:
Radiodifusão - Os programas de rádio e televisão, incluindo as inserções no horário de propaganda eleitoral gratuita, serão restritos à gravação do candidato e dos filiados ao seu partido em estúdio, sendo vedadas gravações externas, montagens ou trucagens, computação gráfica, desenhos animados, efeitos especiais e conversão para vídeo de imagens gravadas em películas cinematográficas.
Limites de gastos de campanha - Lei deverá fixar o limite dos gastos de campanha para os cargos em disputa, não sendo editada lei, caberá aos partidos políticos fixar esse limite e comunicar à Justiça Eleitoral. No pedido de registro dos candidatos, os partidos devem comunicar aos respectivos Tribunais Eleitorais os valores máximos de gastos por cargo eletivo, dentro dos limites pré-estabelecidos, em cada eleição.Responsabilização pela veracidade das informações financeiras e contábeis dos gastos de campanha - a pessoa ou a administração financeira designada pelo candidato passa a ter, junto com o candidato, responsabilidade sobre as informações. Até então, o candidato era o único responsável.

0 comentários:

Blog Archive

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP