> M: Administração??? Veja o exemplo e morra de inveja...
Powered By Blogger

Administração??? Veja o exemplo e morra de inveja...


A respiração é o processo pelo qual os organismos obtém energia à partir de matéria orgânica, sendo que esta está comumente na forma de macromoléculas que tem de ser quebradas em moléculas menores, e a energia preveniente dessas quebras são canalizadas para os diversos processos celulares.
Em termos didáticos a respiração pode ser dividida em respiração macroscópica, que corresponde às trocas gasosas entre um organismo multicelular e seu meio ambiente, especificamente à captação de O2 e eliminação de CO2 , e respiração microscópica, que é o processo molecular de quebra de macromoléculas com o gasto de oxigênio com resultante formação de gás carbônico, água e energia.
A respiração microscópica, também denominada respiração celular, é a fase aeróbica do catabolismo em que o piruvato formado na quebra glicolítica da glicose é oxidado em gás carbônico e água, não sendo reduzido a lactato, etanol ou qualquer outro produto de fermentação (condições anaeróbicas). Na verdade, a via glicolítica é a via seguida pelos carboidratos até sua degradação final. Outras vias são utilizadas dependendo do metabólito que está sendo degradado pela célula. Os ácidos graxos, por exemplo, são metabolizados através da ß-oxidação e o produto final, o AcetilCoA segue para o ciclo de Krebs. Os aminoácidos possuem vias distintas, sendo que para cada aminoácido há uma via de degradação particular, cujos produtos finais encaminham-se diretamente para o ciclo de Krebs (esqueleto carbônico) ou para o ciclo da uréia (grupamento amino).
Todas as etapas de oxidação pré ciclo de Krebs são realizadas ou no citosol ou em outras organelas celulares. O ciclo de Krebs é realizado na mitocôndria juntamente com a etapa seguinte da respiração celular denominda foforilação oxidativa ou cadeia respiratória.

Como as células administram a vida... nao querem ser Deus e nem apelam ao diabo... chega a ser orgamástico!!!

0 comentários:

Blog Archive

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP