> M: Qual seria o procedimento lógico para resolver os problemas do HU e HM???
Powered By Blogger

Qual seria o procedimento lógico para resolver os problemas do HU e HM???

A álguns dias atrás fui indagado por um leitor do blog sobre quel seria a solução para o caos existente na saúde e eu como pré-candidato a vereador o que defenderia para tentar resolver tal questão???
Lembro de ter falado sobre a questão dos remédios como parte fundamental para a melhorar a resolutividade dos casos de saúde em Maringá. Argumentei que não adiantaria nada o esforço de humanização dos postos de atendimentos e do HU e HM se não houvesse condições de dar um tratamento adequado aos casos atendidos. Resolver o problema de saúde significa antes de mais nada dar uma solução aos casos atendidos, mesmo que a demanda seja superior num primeiro momento a condiçõe de atendimento. Solucionar os problemas dos pacientes atendidos com medicamentos que realmente venha o resolver o quadro clinico. Num primeiro momento haveria de aumentar em muito a quantidade e qualidade dos remédios distribuidos nos postos e usador nos pronto atendimentos.
Disse que teríamos que tomar uma decisão entre querer ter um hospital municipal em condições de ser excelência no pronto atendimento, investindo na especialização dos atendimentos médicos e dotando o mesmo com uma quantidade ideal de leitos e utis priorizando o mesmo em detrimento do HU, pois nao teríamos condições de bancar em pequeno e médio prazo o bom atendimento das duas unidades. Argumentei do fato do HU ser hoje excelencia em algumas áreas de atendimento e que se fosse para optar entre os dois em apostaria na melhora da qualidade do HU e na transformação do HM em centro específico para a questão da maternidade e algumas especialidades afins.
Parece que a administração achou uma outra solução para a questão, e dentro em breve estaremos vendo a inauguração de Utis e um novo centro de ortopedia no espaço novo do hospital... A pergunta que muitos estão fazendo é: De onde sairia as verbas para o investimento e contratação dos profissionais que deverãoa atender no novo espaço???
Isto com certeza a administração vai poder explicar melhor para o cidadão maringaense, mas deduzindo, acho que a maioria dos profissinais de ortopedia que exercem funções nop HU são funcionários do municipio e nao do estado, logo seria apenas uma questão de retornar os mesmos as funções pelos quais foram contratados. E a questão das Utis, poderiam ser facilmente (tem muita gente de olho nesta pechincha) ser tercerizados, assim a administração inteligentemente fugiria dos problemas da responsabilidade fiscal com novas contratações e ao mesmo tempo ainda pode se dar ao luxo de inaugurar um grande projeto na área de saúde.
Mas, se isto não foi um pesadelo que tive na noite passada, qual seria o destino do HU???

Sugestão de um amigo: pedir ao prefeito que no novo HM tenha uma ala para dengosos, pois vamos precisar.

1 comentários:

Anônimo,  09:41  

Escreve muito bem. E gostei muita da colocação " dar SOLUÇÃO aos casos atendidos".

Blog Archive

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP